Bem-aventurados os que sonham. Chama-os Deus poetas.*

terça-feira, 22 de maio de 2012

TROVA-LEGENDA CONTEMPLAÇÃO



Tristeza alguma dói tanto
quanto a tristeza dos sós...
– Ninguém lhes escuta o pranto,
ninguém lhes dirige a voz!...
A. A. de Assis – Maringá/PR

É de alguma estátua em prece
a silhueta que diviso:
à distância assim, parece
minha mãe no paraíso!
Adamo Pasquarelli – São José dos Campos/SP

Frente à imensidão do mar,
em completo alheamento,
ouço a brisa murmurar
palavras de encantamento!
Alberto Paco – Maringá/PR

Frente al mar te estoy pensando
que te regrese le pido,
sentada estoy recordando
lo que contigo he vivido.
Ángela Desirée Palacios – Venezuela

Praia, mar, o céu infindo
e a sonata das marés...
Neste cenário tão lindo,
eu tenho o mundo aos meus pés!...
Antonio Juraci Siqueira – Belém/PA

A solidão enlouquece,
põe a vida à revelia...
Então o mar escurece
e de tristeza esvazia.
Ari Santos de Campos - Itajaí/SC

Que faz, tão sozinha e triste,
essa moça olhando o mar?
– Decerto algum moço existe
com quem sonha navegar...
Bruno P. Torres – Niterói/RJ

Cai a tarde... a alma descansa,
vendo o mar de calmas águas...
- Ah! se essa maré, tão mansa,
pudesse lavar-me as mágoas!!!
Carolina Ramos – Santos/SP

Eu sou vizinha do mar,
não temo aquela amplidão;
sem poder me devastar,
me ondeia, com restrição.
Cida Vilhena – João Pessoa/PB

As matizes que me mostras
aos meus olhos trazem luz,
delas despejam amostras
que somente o amor traduz.
Cristina Cacossi

O passado e seus escombros
de preces que a Deus eu fiz;
Um vazio sobre os ombros
dos sonhos que Ele não quis.
Dáguima Verônica – Santa Juliana/MG

Tudo igual mas, diferente:
por mais que eu tente negar,
tua ausência , em meu presente,
faz diferente esse mar...
Darly O. Barros – São Paulo/SP

Praia...  Sentado na areia,
sem nuvens de tempestade,
enquanto a mente vagueia
alguém chora de saudade!
Diamantino Ferreira – Campos/RJ

A onda, infrene, agitada,
abaixa a crista e desmaia,
e em vinheta rendilhada,
beija as areias da praia.
Dorothy Jansson Moretti – Sorocaba/SP


Peço ao mar que não me esconda
em tamanha vastidão:
- Traga logo em sua onda
quem me cure a solidão.
Eliana Jimenez – Balneário Camboriú/SC

Águas de minhas lembranças
vêm e vão à beira mar...
São murmúrios de crianças
ou fragor de um badalar...
Fábio Siqueira do Amaral -  B.J.dos Perdões/SP

A aurora, rubra, se espraia,
e, amanhecendo, deslumbra;
joga o seu charme na praia,
com requintes de penumbra...
Flávio Stefani – Porto Alegre/RS

Quanto o mar mais belo fica
ao nascer o grande sol...
e a flor mulher se duplica
sob as cores do arrebol.
Francisco José Pessoa – Fortaleza/CE

Somente o mar é capaz,
numa beleza sem fim,
de encher minha alma de paz,
e essa paz transborda em mim!
Gislaine Canales – Balneário Camboriú/SC

Com uma enorme tristeza
que invade o meu coração,
eu contemplo a natureza,
fugindo da solidão.
Glória Tabet Marson – S. J. dos Campos/ SP

Os sentimentos do mar
as ondas cantam na areia,
afagando o firme olhar
da solitária sereia.
Haroldo Lyra – Fortaleza/CE

A sereia que amanhece
lá na praia, solitária,
faz lembrar, ao que parece,
nossa musa imaginária!...
Hermoclydes Siqueira Franco –

Nas praias da minha vida,
quando a solidão me ronda,
uma saudade atrevida
vem e vai, feito uma onda!
Héron Patrício – São Paulo/SP

Pensamento ao mar, areia,
tarde sonora, quimera...
em leves ondas vagueia
na solidão de uma espera!
João Batista Xavier Oliveira – Bauru/SP

Eu sou mais poeta quando,
no jogo de altas marés,
fico na praia esperando
que as ondas lavem meus pés.
José Lucas de Barros – Natal/RN

Cores de outono na tarde
tingem praias na maré;
águas se vão, sem alarde,
ao coração que o mar é.
José Marins – Curitiba/PR

El mar besaba la arena
y no me sentía sola
la sal llevaba mi pena
arrastrándome con su ola.
Libia Beatriz Carciofetti - Argentina

Enquanto o poeta ensaia
mil versos sobre a maré,
ondas se exibem na praia
com seu molhado balé.
Lóla Prata – Bragança Paulista/SP

Contemplando a imensidão
deste mar que me rodeia,
suponho que sou, então,
um pequeno grão de areia.
Marina Valente - Bragança Paulista/SP

Vai perdido o pensamento...
Vem o mar, na maré cheia,
apagar o movimento
dos pés deixados na areia...
Mário A. J. Zamataro – Curitiba/PR

Que deslumbrante alvorada,
que mágico alvorecer...
E eu, nessa praia, encantada,
assistindo ao sol nascer... 
Myrthes Masiero – Atibaia/SP

A onda que vem se quebrando
e, sobre a areia se esvai.
Não me canso, te esperando,
nesta dor que não me sai.
Nadir Giovanelli - São José dos Campos /SP

Existe tanta beleza
e tal grandeza no mar,
que sinto na natureza
Deus presente a nos guiar!
Neiva de Souza Fernandes – Campos/RJ

Na solidão do meu eu,
fugindo da realidade,
meu pensamento varreu
da mente toda verdade!
Nemésio Prata – Fortaleza/CE

Na imensidão do universo
tenho, em minha pequenez,
toda a grandeza de um verso
de um poema que Deuz fez.
Olympio Coutinho – Belo Horizonte/MG

Nas mansas ondas da praia,
vagueia meu pensamento,
e, nessas ondas, se espraia
a lassidão do momento
Olga Maria Dias Ferreira – Pelotas/RS

O mar valente passeia,
mas sensato, se adelgaça,
e morre feliz na areia
beijando os pés de quem passa!
Prof. Garcia – Caicó/RN

Só... sentada olhando o mar
sinto a triste solidão
e a onda põe-se a chorar,
em sua arrebentação.
Vanda Alves da Silva – Curitiba/PR

Praia tranquila, discreta...
Deus escuta, com certeza,
o silêncio do poeta
falando com a Natureza...
Vanda Fagundes Queiroz - Curitiba/PR

O mar, em doce balanço,
ondas de paz propicia:
junto aos seus pés em descanso,
inundado de harmonia.
Wagner Marques Lopes - Pedro Leopoldo/MG

O mar estende seus braços
para na praia grafar,
encantos que os nossos passos
apagam... sem decifrar.

Wandira Fagundes Queiroz – Curitiba/PR


Todas as trovas recebidas foram publicadas.
Qualquer dúvida entre em contato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário