Bem-aventurados os que sonham. Chama-os Deus poetas.*

sexta-feira, 26 de abril de 2013

TROVA-LEGENDA NA CORDA BAMBA





A vida é uma corda bamba,
na qual a esperança eu ponho.
Basta um errinho e descamba
abismo abaixo o meu sonho...
A. A. de Assis – Maringá/PR

Empina a pipa, garoto,
enquanto o sol não descamba;
pois neste mundo maroto,
estamos na corda bamba.
Adamo Pasquarelli – São José dos Campos/SP

Numa corda, com destino
ao sol ou quem sabe à lua,
a bola, o gato, o menino,
e um sonho que azul flutua...
Agostinho Rodrigues – Campos/RJ

Nos meus tempos de criança,
brincando à noite na rua,
nascia em mim a esperança
de um dia alcançar a lua!
Alberto Paco – Maringá/PR

Con su delirio inocente
se eleva con su mascota...
se equilibra de repente
ante la luna que flota.
Alicia Borgogno - Santa Fe/Argentina

Equilibre em linha reta
firmemente o seu viver...
levando a vida correta...
em tudo o que pode ser!
Ana Maria Guerrize Gouveia – Santos/SP

O garoto equilibrista
com o seu dócil gatinho
deixa muito bom artista
mordendo o próprio minguinho...
Amilton M. Monteiro – São José dos Campos/SP

A lua cheia é artista
que em sombras pinta uma tela
de beleza nunca vista
e só mostrada por ela.
Angelica Villela Santos - Taubaté/SP

Viver é corda e caçamba,
sonhar é pura emoção
pois se a vida é corda bamba,
o sonho é um belo balão!
Antonio Juraci Siqueira – Belém/PA

Já fui João de Maria,
trafegando em corda bamba:
Naveguei na calmaria
embalado pelo samba.
Antonio Cabral Filho – Jacarepaguá/RJ

O amor é um sonho bonito,
mas sempre num fio se acha:
- ora vislumbra o infinito,
ora no chão se esborracha...
Bruno P. Torres – Niterói/RJ

Numa bamba corda andamos,
desde a infância, sem saber.
E a cada passo que damos,
mais curto é o nosso viver!
Carolina Ramos – Santos/SP

Se a razão dita por mim,
sigo em frente destemida...
Num equilíbrio sem fim
na corda bamba da vida!
Clenir Neves Ribeiro – Australia

Sendo inédito de fato
e não tendo quem reclame...
Um menino, a bola e um gato
se equilibrando no arame...
Colavite Filho – Santos/SP

Nesse mundo equilibrado
há obrigações : - ser feliz,
de amigos ser rodeado,
ser dono do seu nariz!..
Cristina Cacossi - Bragança Pta./SP

Na corda bamba da vida,
eu  venci! O meu segredo?
Foi, sob a  pressão da lida,
derrotar meu próprio medo.
Dáguima Verônica – Santa Juliana/MG

Na corda bamba da vida
segue o filho distraído,
a lua dando guarida,
luz maternal é o sentido.
Dalva de Araujo – Santos/SP

Treme a corda e, equilibrado,
No fio bambo, eu não tremo:
- Tenho a esperança ao meu lado,
Levando-me ao outro extremo...
Darly O. Barros – São Paulo/SP

Sobre um fio, numa  rua,
brincavam gato e criança,
sob  a  luz do Sol  ou  Lua,
fantasiados de esperança!
Delcy Canalles – Porto Alegre/RS

Levando a bola e a gatinha,
com seus vultos contra a lua,
na corda bamba caminha
pobre menino de rua.
Diamantino Ferreira – Campos/RJ

Testando o meu equilíbrio,
a corda bamba aparece:
- tenho a vida por um fio
mas a sorte não me esquece...
Dilva Moraes – Nova Friburgo/RJ

Que teu arrojo contenhas...
Porque esse balão, de fato,
não te garante que tenhas
o equilíbrio de teu gato!!!
Dorothy Jansson Moretti – Sorocaba/SP

Sabendo, desde criança,
os perigos que se corre,
apeguei-me à esperança
por ser a última que morre!
Dyrce Pinto Machado - Cantagalo/RJ

Com equilíbrio e destreza
podes percorrer o mundo.
Dependendo da firmeza
o teu viver mais fecundo.
Edite Rocha Capelo – Santos/SP

Lá no tempo da esperança
o futuro é tão risonho;
não se dá conta a criança
que a vida não é um sonho.
Eliana Jimenez – Balneário Camboriú/SC

Na corda bamba da Vida,
o futuro sempre em vista,
sou criança divertida
brincando de equilibrista.
Elisabete Aguiar - Mangualde/Portugal

Em noite de lua grande
pelo visto, me parece,
toda loucura se expande
que até o gato enlouquece!
Francisco José Pessoa – Fortaleza/CE

A cada passo, reflito:
a vida está por um fio!
O homem só vive em conflito,
anda curto o seu pavio!
Geraldo Trombin – Americana/SP

Na paisagem de luar,
eu vejo um triste menino,
com balão a segurar,
seguido por um felino.
Giano Santos Guimarães - Tocantinópolis/TO

A vida segue seu rumo,
e os anjos vão protegendo,
acertando sempre o prumo
da inocência, num crescendo!
Gislaine Canales – Balneário Camboriú/SC

Num mundo tão enfadonho,
onde me sinto refém,
vou embora atrás de um sonho:
lugar que a paz se mantém.
Glória Tabet Marson – S. J. dos Campos/ SP

Do equador, por sobre a linha,
vive a criança a emoção, 
que indiferente caminha
conduzindo o seu balão.
Haroldo Lira - Fortaleza/CE

Noite bela e enluarada,
vejo-me em sonho bonito,
numa tênue caminhada
rumando para o infinito.
Jessé Nascimento - Angra dos Reis/RJ

A natureza é perfeita:
O equilíbrio é o que conduz
o ser humano que aceita
na corda bamba uma luz!
João Batista Xavier Oliveira – Bauru/SP

Na corda bamba carrego
pesado fardo da vida,
e lentamente me entrego
ao destino da partida.
José Kalil Salles – Barbacena/MG

As qualidades de amigo
no coração criador;
ele vem, trilha comigo,
meu menino sonhador.
José Marins – Curitiba/PR

Sobre una luna gigante
mis sueños hacen piruetas
mirando siempre adelante
mis brazos son avionetas.
Libia Beatriz Carciofetti - Argentina

Suplico ao anjo da guarda
do menino equilibrista,
que o salve e dê retaguarda
pra não ser mais trapezista!
Lóla Prata - Bragança Paulista/SP

Na corda bamba da vida
levo um sonho ilusionista;
a mascote dá guarida
ante a lua fetichista.
Luiz Moraes - São José dos Campos - SP

Ando por la cuerda floja
con un globo de ilusiones
mientras el sol se deshoja
en un campo de aflicciones.
Maria Cristina Fervier – Argentina

Toda criança procura,
além de lazer e amigos,
mais que um fio de aventura
sem se importar com perigos!
Maryland Faillace – Santos/SP

O sonho de uma criança
pode a nós ser aplicado:
à luz da perseverança
poderá ser realizado...
Marina Valente - Bragança Paulista/SP

Passar na corda esticada,
sem rede de proteção;
ser herói ou não ser nada ...
Era um tempo de ilusão.
Mário A. J. Zamataro – Curitiba/PR

Na corda bamba o menino,
rumo à lua, vive em vão
um pesadelo felino
e esquece os sonhos na mão.
Messias da Rocha - Juiz de Fora - MG

Para o equilíbrio manter
- em hora alegre ou sofrida –
é preciso compreender
que há luz e sombra... na vida!
Mercedes Lisbôa Sutilo – Santos/SP

Eu vivo na corda bamba
tentando me equilibrar,
mas sem ter você, caramba:
nem consigo me encontrar.
Myrthes Masiero – São José dos Campos/SP

O equilibrista valente,
sempre à frente bem ligeiro,
mas, seu gatinho inocente,
quem rouba a cena primeiro.
Nadir Giovanelli - São José dos Campos /SP

Lua cheia aparecendo
tudo pode acontecer,
menino e gato estou vendo
na corda bamba a correr...
Nair Lopes Rodrigues – Santos/SP

Previdente, com confiança,
e equilíbrio tão fiel,
cuida, o anjo, da criança,
que balança no cordel!
Nei Garcez - Curitiba/PR

De toda trova legenda
que já fiz na minha vida
esta veio de encomenda,
pois não dei nem a partida!
Nemésio Prata – Fortaleza/CE

Vai o menino e seu gato
caminhando na cordinha;
comprovando que, de fato,
têm a coragem que eu tinha.
Olympio Coutinho – Belo Horizonte/MG

Na passarela da vida,
desfilam os sonhos meus,
trazendo a imagem querida
daqueles tempos do adeus...
Olga Maria Dias Ferreira – Pelotas/RS

A liberdade do poeta,
está num verso... Num grito...
No equilíbrio se completa,
vencendo o próprio infinito!
Prof. Garcia – Caicó/RN

Em menino, com meu gato,
em corda bamba  cruzei
os céus, num sonho insensato
onde  até hoje eu sou rei!
Renato Alves - Rio de Janeiro/RJ

A necessidade faz
do cidadão um artista.
Na "corda-bamba" é capaz
de ser bom equilibrista...
Ruth Farah Nacif Lutterback - Cantagalo/RJ

Um gato que ande na linha
é tudo o que a gata quer.
Conquista qualquer gatinha
e é o ideal da mulher.
Sonia Lodi Ferle – Santos/SP

O guri, com seu balão,
junto ao gato, pinta e borda,
pois a nova geração
já nasce bamba na corda.
Vanda Alves da Silva – Curitiba/PR

Fantasia... brincadeira...
na infância, tudo é verdade!
Não há limite ou fronteira
entre sonho e realidade.
Vanda Fagundes Queiroz – Curitiba/PR

Tenho gato, companhia,
sou o menino do balão,
tenho lua, fantasia,
me enternece o coração.
Victor Batista – Barreiro/Portugal

Terna esperança... Eu suponho,
sustenta a precoce artista:
toda criança, em seu sonho,
é uma exímia equilibrista.
Wagner Marques Lopes - Pedro Leopoldo/MG

Vídeo:


A Trova-legenda tem por objetivo a confraternização de poetas e trovadores. Caso a trova não atenda aos requisitos de métrica e rima o trovador é informado. Se sua trova não está na publicação, provavelmente não foi recebida. Nesse caso, entre em contato para que seja feita a inclusão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário