Bem-aventurados os que sonham. Chama-os Deus poetas.*

domingo, 16 de março de 2014

TROVA-LEGENDA ABRAÇO LITERÁRIO



Na vida, encontra mais graça
quem canta e sorri na estrada,
e quem as letras abraça
ilumina a caminhada.
José Lucas de Barros – Natal/RN

Vão-se as agruras da lida
e tudo tem mais valia
sempre que a vida é envolvida
nos braços da poesia!
Antonio Juraci Siqueira – Belém/PA

Dos artigos que componho
nas minhas noites sozinhas,
fazes parte do meu sonho
abraçada às entrelinhas.
Francisco José Pessoa – Fortaleza/CE

Que bom começar o ano
podendo, no estilo antigo,
permutar calor humano 
no abraço de um livro amigo!
A. A. de Assis – Maringá/PR

Quisera (e como quisera)
dar-te um abraço infinito
envolto na primavera
das letras do teu escrito.
Adamo Pasquarelli – São José dos Campos/SP

Sai a palavra do texto
pra me dar um forte abraço,
juntando ao íntimo cesto
das linhas que eu mesmo traço.
Adilson Roberto Gonçalves – Lorena/SP

A mensagem carinhosa
de um abraço sedutor
é como dar uma rosa
como símbolo do amor.
Agostinho Rodrigues – Campos/RJ

A mulher inteligente
que quer ganhar mais cultura,
avança uns passos à frente
e abraça a literatura!
Alberto Paco – Maringá/PR

Deus - escreve em linhas tortas...
As nossas vidas por certo -
sem jamais, fechar as portas...
Quando o amor está por perto!!!
Ana Maria Guerrize Gouveia – Santos/SP

Abraço a Literatura
sempre com muito prazer,
pois sua desenvoltura
é que me ajuda a crescer!
Amilton M. Monteiro – São José dos Campos/SP

Sonrío pensando que estás
entre letras y quimeras,
sueño que pronto vendrás
y ya no habrán más esperas..
Ángela Desirée Palacios – Venezuela

Um bom livro nos envolve,
dá prazer e distração;
é um amigo que dissolve
o amargor da solidão!
Angelica Villela Santos - Taubaté/SP

Quem escreve não se rende,
nem a Brutus nem ao Demo;
pois a pena não se vende
nem atende a Polifemo.
Antonio Cabral Filho – Jacarepaguá/RJ

Com um abraço agradeço
as letras do meu saber;
contudo, não desmereço
as que deixei de aprender.
Ari Santos de Campos - Itajaí/SC

Teu texto, agora chegado,
escrito com tanto amor,
traz com ele, anexado,
o abraço do próprio autor!
Carolina Ramos – Santos/SP

Não sou culto nem letrado,
de conhecimentos breves,
sinto-me muito "apertado "
nos abraços que me escreves.
Cipriano Ferreira Gomes - São Paulo/SP

Quero cair em seus braços,
fazer o que me condiz.
Apertos... muitos abraços...
quero te fazer feliz.
Claudio de Morais - Taubaté-SP

De uma  folha  de  jornal,
entre palavras  e  traços,
nasce  em  mundo  virtual
o  mais  terno  dos  abraços!
Colavite Filho – Santos/SP

Palavras são qual sementes:
- uma vez disseminadas
abraçam sonhos das mentes,
levando-os pelas estradas...
Cristina Cacossi - Bragança Paulista./SP

Tuas cartas eu rasguei,
recortei em mil pedaços,
cada bilhete eu colei
desenhando os teus abraços.
Dáguima Verônica – Santa Juliana/MG

Neste lindo quadro eu vejo
num mar de letras imersos
os abraços que desejo
envolvida nos teus versos.
Dalva de Araujo – Santos/SP

Amizade é bênção, graça,
essência que canaliza
duas almas: a que abraça
e a que, do abraço, precisa...
Darly O. Barros – São Paulo/SP

Bela imagem Virtual...
navegando pela Web!
Como  sósia, sou o jornal,
abraçando quem recebe!
Décio Rodrigues Lopes - Mogi das Cruzes/SP.

Com as letras, eu me abraço
e  fico a  sonhar. Suponho
que a cada trova que faço,
realizo  mais  um  sonho!
Delcy Canalles – Porto Alegre/RS

Há em tua carta carinho
e tanta ternura aliada,
que ao ler cada pedacinho,
eu já me sinto abraçada!
Dorothy Jansson Moretti – Sorocaba/SP

Quando a solidão ecoa
é nas letras que me abrigo.
Minha imaginação voa
no abraço de um livro antigo.
Eliana Jimenez – Balneário Camboriú/SC

O teu amor me conforta,
teus braços sabem a mel,
mesmo tendo -- que me importa?
-- frágil corpo de papel.
Elisabete Aguiar - Mangualde/Portugal

Dos registros do passado
eu apago a insensatez,
buscando, desesperado,
o teu abraço outra vez...
Ercy Maria Marques de Faria – Bauru/SP

O teu carinhoso abraço
alegra meu coração
e neste lindo compasso
canto uma bela canção.
Francisco José Moreira Lopes – Maranguape/CE

É no braço entrelaçado
– meu repouso, meu regaço –
que me sinto apaziguado:
assim é o calor do abraço!
Geraldo Trombin – Americana/SP

Letras que formam poesia,
nos abraçam com carinho,
deixam rastros de alegria
em todo o nosso caminho!
Gislaine Canales – Porto Alegre/RS

Sei que nada nos aparta,
nem a distância malvada,
pois ao abrir sua carta...
Vejo-me até abraçada!
Glória Tabet Marson – S. J. dos Campos/ SP

Quanto mais vai apertando
tanto mais fica gostoso,
com esse aperto estreitando,
doce abraço carinhoso!...
Haroldo Lyra – Fortaleza/CE

O personagem criado
por um hábil escritor
pode amar e ser amado
por seu próprio criador!
Jaime Pina da Silveira - São Paulo/SP

Dei-te o melhor dos abraços
- do mais profundo querer -
mas a força dos meus braços
não conseguiu te prender.
Janske Niemann – Curitiba/PR

Em tuas cartas eu sinto
aconchegar-me nos braços
e meu corpo por instinto
enlanguesce, perde os passos!
João Batista Xavier Oliveira – Bauru/SP

O livro, assim como a vida,
sempre eu desejo abraçar...
Quero, a cada despedida,
que haja o eterno regressar!
José Feldman - Maringá/PR

A escrita é uma flor
plena de suavidade;
Oferta-nos muito amor,
alegrias e saudade.
José Kalil Salles – Barbacena/MG

Encantada pelo tema
ela aceita o meu abraço,
envolvida pelo poema
vem a musa no meu passo.
José Marins – Curitiba/PR

E, nesse abraço apertado,
saí contando vitória:
é bom sentir-se abraçado
pelo próprio herói da história!
José Ouverney – Pindamonhangaba/SP

Tuas mensagens de amor
estreitam os nossos laços
e me envolvem no calor
e ternura de teus braços.
Leonilda Yvonneti Spína – Londrina/PR

Envuelta estoy en tus letras
trovador mío y querido
con tus coplas me penetras
el corazón abatido.
Libia Beatriz Carciofetti - Argentina

Quero um abraço apertado,
real ou até da ficção,
de um personagem letrado,
que afague meu coração!
Lisete Johnson – Porto Alegre/RS

Quando entendo o personagem
que me cativa na história,
faço íntima abordagem
em relação ilusória.
Lóla Prata - Bragança Paulista/SP

Uma leitora sensível,
abraçou o personagem.
Realmente foi incrível,
ver toda essa imagem...
Lora Saliba – São José dos Campos/SP

É de papel, não faz mal,
esse abraço encantador,
pois o que importa, afinal,
é o sentimento do amor!
Luiz Carlos Abritta – Belo Horizonte/MG

Das letras amante eu sou,
do saber são minha fonte,
pois é com elas que eu vou
abrindo o meu horizonte.
Luiz Moraes – São José dos Campos/SP

Do teu abraço ainda sinto
o calor de uma paixão
e tua figura pressinto
que me aperta o coração.
Maria Conceição de Paula (Conceitita)/SP

Necesito de tu abrazo
que entre letras y distancia
me limpie como cedazo
y nutra con tu sustancia.
Maria Cristina Fervier – Argentina

sentidos à flor da pele
incontáveis transparências
nesta história o que me impele
é um brotar de efervescências
Mário A. J. Zamataro – Curitiba/PR

No melhor vocabulário
que me envolve loucamente,
este abraço literário
cada dia é um presente.
Maryland Faillace – Santos/SP

És o livro de poesias
de amor, a mim dedicadas!
Se me abraças, irradias
vida às frases arrojadas!
Mercedes Lisbôa Sutilo – Santos/SP

Abraço boa leitura
a qualquer hora do dia:
amo escrever com lisura
o que nos traz harmonia.
Mifori -  São José dos Campos/SP

Um livro é o melhor presente
que me deixa alvoroçada...
Eu fujo de toda gente
e a ao livro fico abraçada!...
Myrthes Masiero – São José dos Campos/SP

Até em sonhos te abraço,
com tanto amor esperado,
 no aconchego do teu braço,
sempre meu homem  amado!!
Nadir Giovanelli - São José dos Campos /SP

O abraço bem apertado
tem efeito mais profundo,
e se for do namorado
é a melhor coisa do mundo!...
Nair Lopes Rodrigues – Santos/SP

Surreal poema, escrito,
no papel, muito eloquente,
num monólogo, erudito,
me abraçou... Literalmente!
Nei Garcez - Curitiba/PR

Quem ama a literatura,
e a ela se entrega, tem
prazer não só na leitura,
mas, no produzir, também!
Nemésio Prata – Fortaleza/CE

Capa de livro bem feita,
esta foto me extasia:
mostra, de forma perfeita,
abraço em prosa e poesia.
Olympio Coutinho – Belo Horizonte/MG

Envolta por mil abraços,
mil afagos e carícias,
me sinto dentro dos laços
deste mundo de notícias...
Olga Maria Dias Ferreira – Pelotas/RS

Estou triste tão carente
tô chorando de saudade...
Um abraço: tô contente!
Pois eu sou de meia idade...
Paulo Walbach Prestes - Curitiba/PR

Um abraço jamais se esquece
pelo bem que ele nos faz!
Quanto mais forte, mais cresce,
num simbolismo de paz!
Prof. Garcia – Caicó/RN

Se Castro Alves dizia:
"livros, livros à mancheia"
é que bem os conhecia.
Abrace essa ideia, leia.
Raymundo de Salles Brasil – Salvador/BA

A leitura é um refrigério,
o livro me envolve e abraça;
é drama, é sonho, é mistério...
É mais do que isso: É UMA GRAÇA!
Renato Alves - Rio de Janeiro/RJ

Aos livros amo tão bem,
Sinto-os tão perto de mim,
Que bons abraços me vêm
Quando a eles digo "sim"!
Rosana Macedo Pontes  -  Sete Lagoas/MG

Se alguém lhe fizer um mal,
mesmo sem justa razão,
pessoalmente ou virtual,
abrace-o de coração!...
Ruth Farah Nacif Lutterback - Cantagalo/RJ

Sendo você meu amigo
já não sinto mais cansaço,
encontrei, enfim, abrigo,
no calor de seu abraço !...
Sônia Ditzel Martelo – Ponta Grossa/PR

Quando a gente se aventura
a ler uma boa história,
dias de chuva ou tortura,
mudam de tom, viram glória.
Sonia Regina Rocha Rodrigues - Santos/SP

Ah, poeta, que venturas
ouso sonhar quando passas!...
São para mim tuas juras,
e envolto em versos...me abraças.
Therezinha Brisolla – São Paulo/SP

A minha saudade enlaço
nas rimas que foram ditas,
e hoje sinto o teu abraço,
vindo das folhas escritas...
Vanda Alves da Silva – Curitiba/PR

Quando, amor, estás ausente,
quem ameniza a ansiedade
é a carta que chega e, ardente,
abraça minha saudade.
Vanda Fagundes Queiroz – Curitiba/PR

A jovem foi procurar
uma notícia a valer,
encontrou, quis escutar
no lugar de a ter que ler.
Victor Batista – Barreiro/Portugal

Ao reler os teus escritos
grafados com teu carinho,
superei dias aflitos,
jamais estive sozinho.
Wagner Marques Lopes - Pedro Leopoldo/MG

Instruções para a enquete:

1) A publicação acima foi feita da maneira costumeira, por ordem alfabética, e sujeita a alterações, ajustes e inclusões até 18/03/2014;

2) Somente os trovadores que participaram pelo menos uma vez de alguma edição da Trova-legenda terão direito a voto e podem mandar um e-mail, até 20/03/2014, informando o nome do autor da trova escolhida;

3) A trova que for mais votada figurará logo abaixo da imagem e as outras, por ordem alfabética, logo em seguida;

4) Se houver empate ou votação muito dividida, até três trovas poderão figurar abaixo da imagem.

5) Assim que o resultado for compilado, será disponibilizado no blog.


Aproveito para agradecer a todos os amigos trovadores pela participação, incentivo e principalmente pelo carinho que esse trabalho recebe.


Vídeo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário