Bem-aventurados os que sonham. Chama-os Deus poetas.*

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

MINHA TROVA FAVORITA EM 2014



Na minha idade avançada,
ser sensato é insensatez...
– Agora ou é tudo ou nada:
sou feliz ou perco a vez!
A. A. de Assis – Maringá/PR

Sempre que me falta grana,
ah! Todos mudam de humor...
Até a vizinha bacana
fecha-me a porta ... que horror!
Adilson Roberto Gonçalves - Lorena-SP

Eu vi o tempo fechando
com chuva no meu quintal,
gotas e gotas rolando
no formato de cristal.
Agostinho Rodrigues – Campos/RJ

Se abro as páginas da vida
buscando instantes risonhos,
sempre, naquela escolhida,
faltam chaves, sobram sonhos
Alba Christina Campos Netto – São Paulo/SP

Mês de Outubro, mês sagrado!
Mês de Paz e de Alegria,
porque nele foi fundado
o Clube da Simpatia!
Alberto Paco – Maringá/PR

Tão certo quanto a laranja
é toda feita de gomos,
amigo bom sempre arranja
como elevar o que somos!
Amilton M. Monteiro – São José dos Campos/SP

Sentindo o timbre que adestra...
todos os momentos meus -
vejo que a vida é uma orquestra...
regida nas Mãos de Deus!!!
Ana Maria Guerrize Gouveia – Santos/SP

O amor que plantaste em mim
ensinou-me o bem querer
vou guardá-lo ate o fim
deste meu doce viver.
Anna Servelhere – Bragança Paulista/SP

Quando, então, do céu descer
um brilho no teu olhar
é porque no entardecer
meus sonhos vão te buscar.
André Ricardo Rogério – Arapongas/PR

Velha ponte de madeira
ligando a roça à cidade,
foi a passagem primeira
do meu sonho à realidade.
Angelica Villela Santos - Taubaté/SP

Vão as agruras da lida
e tudo mais tem valia
sempre que a vida é  envolvida
nos braços da Poesia!
Antonio Juraci Siqueira – Belém/PA

Uma vez que o tema é copa,
e tens a bola no pé,
sou do tipo que não topa,
jamais, levar um olé.
Antonio Cabral Filho – Rio de Janeiro/RJ

A chuva com habilidade
varreu todo o meu jardim,
mas não levou a saudade
que habita dentro de mim.
Antônio M.Cestari - Bragança Paulista -SP

Eu não consigo entender
- do futebol - a torcida
que nada ganha a não ser
estresse em cada partida
Ari Santos de Campos - Itajaí/SC

Eu te imploro, por favor,
não insistas neste adeus.
Se não for por meu amor,
fica pelo amor de Deus!
Arlindo Tadeu Hagen – Belo Horizonte/MG

Eu só queria entender...
e quem poderia explicar
por que o amar faz sofrer
e o sofrer não faz amar?
Ary Viotti - Belo Horizonte/MG

Atrás de sonho e ilusão
vi, no outono, o mesmo intento
num gatinho brincalhão
atrás de folhas ao vento...
Austregésilo Miranda Alves - Senhor do Bonfim/BA

Bondade não nasce grande
mas cresce como os açudes:
devagarinho se expande
nas pequenas atitudes...
Carlos Henrique da Silva Alves- Senhor do Bonfim/BA

Sempre acolho de mãos postas
e humilde, tento aceitar
o silêncio das respostas
que a vida não sabe dar!
Carolina Ramos – Santos/SP

Não louves minha virtude
que os aplausos não são  meus
pois mudei minha atitude
graças aos exemplos teus!
Clóvis Wilson de Mattos Andrade – Senhor do Bonfim/BA

Eu  guardo  com  tanto  enlevo
este  enredo  que  é  só  nosso...
- Posso contá-lo?  Não devo!
- Devo contá-lo?  Não posso...
Colavite Filho – Santos/SP

E... que a mulher possa ser
um shangri-la assumido!
Na lida diária, ter
seu valor reconhecido!
Cristina Cacossi - Bragança Paulista/SP

Tempestade... e mar erguido
é um cavalo em movimento
que, tendo o corpo ferido,
desfere coices no vento.
Cipriano Ferreira Gomes – São Paulo/SP

Mãos macias ou calosas...
pouco impota a estrutura,
quando num gesto bondosas,
suavisam a desventura!
Cynira Antunes de Moura- Santos/SP

No emaranhado das linhas,
pelo avesso desta lida,
descobri, nas entrelinhas,
Deus bordando o chão da vida.
Dáguima Verônica – Santa Juliana/MG

Num lodaçal despontou
um pé de rosa encarnada...
Nem por isso ela deixou
de ser rosa perfumada.
Dalva de Araujo – Santos/SP

Em meio ao diário, estanco:
teu adeus, termo proscrito,
grita de página em branco,
em dueto com meu grito...
Darly O. Barros – São Paulo/SP

Livro fechado na estante
esquecido, mudo e só
faz lembrar um caminhante
perdido, morrendo ao pó.
Domingos Freire Cardoso – Portugal

A alegria da criança
é cenário colorido,
onde flutua a esperança
que empresta à vida o sentido.
Dorothy Jansson Moretti – Sorocaba/SP

Feliz a criança embala
a boneca, seu bebê.
Com emoção Deus se cala,
abençoando o que vê.
Edite Rocha Capelo – Santos/SP

Quem defende o preconceito,
responda-me, por favor:
sendo Deus pintor perfeito,
despreza acaso uma cor?
Edweine Loureiro – Saitama/Japão

Quero um amor que me valha
e espero o tempo que for,
pois sou celeiro de palha
pronto a queimar por amor!
Eliana Jimenez – Balneário Camboriú/SC

Renúncia é uma ponte estreita,
onde das extremidades,
pode-se ouvir sempre à espreita,
chorando duas saudades...
Ercy Maria Marques de Faria – Bauru/SP

O adeus assina a sentença...
e eu vejo, em meu padecer,
quando a tua indiferença
vira a página... sem ler!
Eulinda Barreto Fernandes – Bauru/SP

É puro primitivismo
fere culturas cristãs.
assusta-nos o racismo
veneno das coisas vãs!
Eva Mello – Curitiba/PR

Poesia, na verdade,
é manter os pés no chão,
transformando a realidade
em instantes de paixão!
Flávio Stefani – Porto Alegre/RS

É nos grandes desafios
quando penso estar sozinho,
que Deus faz luz nos pavios
pra clarear meu caminho.
Francisco José Pessoa – Fortaleza/CE

Eu lamento tanto, tanto
– lamento devagarinho –
que o rolar de cada pranto
vira nota de um Chorinho!
Geraldo Trombin – Americana/SP

Que bela nossa existência
a correr, pipa empinando...
Nossa alma é, na essência,
uma criança brincando.
Georgina Ramalho – Rio de Janeiro/RJ

Um sonho de adolescente
a gente jamais esquece...
A vida envelhece a gente,
e o sonho não envelhece...
Gilvan Carneiro da Silva – Rio de Janeiro/RJ

Navegando em meu veleiro,
num  mar, assim, tão bonito,
procuro meu companheiro,
nesse meu sonho infinito!
Gislaine Canales – Porto Alegre/RS

Alegria de viver,
jamais poderá ter freios...
Sorrisos vão aquecer
todos os meus galanteios!
Glória Tabet Marson – S. J. dos Campos/ SP

Essa fumaça abismal
configura um retrocesso
atroz e paradoxal,
nas esteiras do progresso.
Haroldo Lyra – Fortaleza/CE

Minha tristeza é tão linda
(não dói e não me angustia).
Uma tristeza bem-vinda
quando se torna Poesia!
Janske Niemann – Curitiba/PR

Nos meus momentos tristonhos,
quando a incerteza me alcança,
vou acalentando os sonhos
com a canção da esperança.
Jessé Nascimento - Angra dos Reis/RJ

Enquanto na natureza
há um verde que encanta e acalma,
num tempo de madureza,
faz primavera em minh’alma!
Jeanette De Cnop – Maringá/PR

Aprisionado à rotina
do trabalho e da vaidade,
não vi o vento em surdina
varrer minha mocidade.
Joana  D’arc da Veiga – Nova Friburgo/RJ

Barco no azul estelar...
ondas em rumo aparente...
é assim o meu navegar
vencedor contra a corrente!
João Batista Xavier Oliveira – Bauru/SP

Palco de muitos autores,
a vida é sempre uma estreia,
onde nós somos atores
e ao mesmo tempo plateia!!
Joaquim Carlos - Nova Friburgo/RJ

Trabalhando noite e dia
numa mesma pulsação,
o relógio, quem diria,
sonha ser um carrilhão.
Jorge A. A. Gomes – Nova Friburgo/RJ

Quando à noite nos deitamos,
acho Deus de nós sorri.
É que juntinhos rezamos:
“Pai nosso, que estais aqui”...
José Fabiano – Belo Horizonte/MG

Todas as trovas que eu faço,
são tão fracas, ó Maria!
É porque no seu abraço
se encontra toda a poesia.
José Feldman - Maringá/PR

Amor é brasa vibrante
no peito dos sonhadores,
dos poetas, dos amantes
e também dos trovadores.
José Kalil Salles – Barbacena/MG

Quem, do bom senso, ouve a voz
antes de agir sem pensar,
nunca se entrelaça em nós
difíceis de desatar.
José Lucas de Barros – Natal/RN

O vento azul participa
desse tempo tão bonito,
o guri com sua pipa
quer alcançar o infinito.
José Marins – Curitiba/PR

- Dois corações, que um acaso
uniu e afastou, depois...
- Dois sonhos fora do prazo...
- Dois... que nunca foram dois!...
José Ouverney – Pindamonhangaba/SP

Antes, a família à mesa,
em sagrada comunhão.
Hoje, silêncio e frieza,
por conta da evolução.
Leonilda Yvonneti Spina - Londrina/PR

Cuando la musa aparece
sea de noche o de día
Dentro de mi alma florece
un rosal de poesía.
Libia Beatriz Carciofetti - Argentina

Ditoso o que vai deixando,
no chão, as suas pegadas
e os caminhos demarcando
aos que fogem de emboscadas!
Lisete Johnson – Porto Alegre/RS

Em todo e qualquer momento
eu quisera ser capaz
de, mesmo no sofrimento,
ter atitude de paz!
Lóla Prata - Bragança Paulista/SP

O homem tão imprudente,
polui o rio sem temor,
com o lixo inconsequente,
perde a água ao seu dispor.
Lora Saliba – São José dos Campos/SP

Aquela alegre canção,
que, outrora, era de nós dois,
traz, hoje, triste emoção
na solidão de um depois...
Lucilia Trindade Decarli – Bandeirantes/PR

Eu te agrado, tu me agradas,
e, no doce cativeiro,
sem algemas, sem ciladas,
tu me prendes por inteiro!
Luiz Carlos Abritta – Belo Horizonte/MG

Educar é mais que um ato,
é uma atitude de amor,
de ética sem aparato,
com segurança e valor.
Maryland Faillace – Santos/SP

Ressequidas e revoltas,
rolando sem direção,
lembranças são folhas soltas
no outono do coração.
Marina Valente - Bragança Paulista/SP

onde amarro uma utopia
onde a brisa é minha cura
ao redor a ventania
é que toca essa loucura
Mário A. J. Zamataro – Curitiba/PR

Levanto-me quando caio
(posso tombar, num tropeço)
e logo em seguida ensaio,
para a vida, um recomeço!...
Mercedes Lisbôa Sutilo – Santos/SP

NATAL, que doce lembrança
de uma infância tão florida!
É o renascer da criança
que vive em nós escondida!...
Myrthes Masiero – São José dos Campos/SP

Uma deusa soberana,
passado e glória em museus ;
Europa o mundo se irmana,
vendo a arte dos filhos seus.
Nadir Giovanelli - São José dos Campos /SP

No livro, cheio de graça,
que o Mestre, na sala edita,
cada Criança que passa
é a sua página escrita!
Nei Garcez - Curitiba/PR

Amigo eu trago guardado
com muita dedicação,
naquele lugar sagrado,
que se chama coração.
Neiva Fernandes - Campos/RJ

Isto não me é corriqueiro;
vejam que coisa esquisita:
eu fiz trovas o ano inteiro
que esqueci a mais bonita!
Nemésio Prata – Fortaleza/CE

Judas vendeu Jesus Cristo,
mas foi por pouco dinheiro;
hoje também se faz isto
nos templos do mundo inteiro!
Octávio Caumo Serrano - João Pessoa/PB

Livrarias populares
lembram divinos recantos
onde estantes são altares,
onde os livros são os santos.
Olympio Coutinho – Belo Horizonte/MG

Ao ver a chuva cair,
de manso, sobre nós dois,
sinto minha alma sorrir,
num presente, sem depois...
Olga Maria Dias Ferreira – Pelotas/RS

Traçadas pela quimera...
as rugas que hoje pranteio,
são marcas da minha espera
de um amor que nunca veio!
Paulo Roberto da Silva – Caicó/RN

Quando se tornou real
a grande explosão de luz,
fez-se a Noite de Natal
e nos foi dado Jesus!
Paulo Walbach Prestes - Curitiba/PR

Sê feliz na caminhada,
esquece o bem que te fiz...
Nem sempre o fim de uma estrada
é o fim de quem foi feliz!!!
Prof. Garcia – Caicó/RN

Ao que canta, basta o canto,
para carpir sua dor,
para derramar seu pranto,
basta a trova ao trovador.
Raymundo de Salles Brasil – Salvador/BA

Me aconchego em teu regaço
e me dás consolo e mel...
Há sonhos em teu espaço,
LIVRO - amigo de papel!
Renato Alves - Rio de Janeiro/RJ

Ó Deus Pai, todo bondade,
cessai a guerra voraz,
fazendo da humanidade
celeiro de amor e paz.
Ruth Farah Nacif Lutterback - Cantagalo/RJ

Entre todos os recantos
é aqui que me sinto bem:
- o meu Lar tem tais encantos
que outros lugares não têm!
Sônia Ditzel Martelo – Ponta Grossa/PR

O poeta faz a trova
inspirado pela lua;
A excelência se comprova
se é repetida na rua.
Sonia Regina Rocha Rodrigues - Santos/SP

Sonho mantido em segredo
porque o julgamos pecado,
o nosso amor foi o enredo
de um livro não publicado.
Therezinha Dieguez Brisolla – São Paulo/SP

Eliana, trovadora,
ensinou-me com amor,
pense numa professora!
Agora sou trovador.
Tiago Duarte – Campina Grande/PB

Se o motivo me balança,
deixo de lado a quimera,
faço do amor esperança,
onde a razão desespera...
Vanda Alves da Silva – Curitiba/PR

Não sei quem é mais feliz,
quem é mais abençoado:
- Se é quem recebe ou quem diz
um simples "muito obrigado".
Vanda Fagundes Queiroz – Curitiba/PR

Quem rouba não tem direito
a ficar em liberdade,
pois perdeu todo o respeito
pela própria dignidade.
Victor Batista – Barreiro/Portugal

No perfume da verbena
do entendimento e da paz,
o mundo se miscigena -
é um mundo-irmão que se faz.
Wagner Marques Lopes - Pedro Leopoldo/MG

“Deixa esse amor que te mata!”
− É o que a prudência me diz,
mas antes ser insensata
que ser sensata e infeliz!
Wanda de Paula Mourthé – Belo Horizonte/MG

O que dá leveza ao passo,
na caminhada da vida,
é a certeza de um abraço
na chegada e na partida..

Wandira Fagundes Queiroz – Curitiba/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário