Bem-aventurados os que sonham. Chama-os Deus poetas.*

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Trova-legenda Corrupção



Propina de gato grande
em geral termina em “ão”:
começa em milhão, se expande,
bilhão... camburão... prisão...
A. A. de Assis – Maringá/PR

Diga: quanto é dez por cento?
- Uma taxinha que anima
nosso “relacionamento”,
nada disso de propina!
Adilson Roberto Gonçalves - Lorena/SP

Muito dinheiro na mão
logo é mal interpretado,
mas pra virar corrupção,
depende do outro lado!
Alberto Paco – Maringá/PR

Chega! Para mim já basta!
Ganhei suficientemente...
Minha conduta nefasta
vou deixar ao meu suplente!
Amilton M. Monteiro – São José dos Campos/SP

Quando a aflição é vivida...
ante a desonestidade,
não há dinheiro na vida
que pague a felicidade!
Ana Maria Guerrize Gouveia – Santos/SP

Eu te amo tanto, menina,
que nesta trova te digo
que pago qualquer propina
para ficares comigo.
Antonio Juraci Siqueira – Belém/PA

Jesus, ao ver certo cálice,
transbordar desfaçatez,
legou-nos seu grito: Cale-se!
Foi só isso que Ele fez.
Antonio Cabral Filho – Rio de Janeiro/RJ

Minha amiga o que que há,
governando no vermelho?!
E as contas do Ali Babá
que ninguém mete o bedelho! .
Ari Santos de Campos - Itajaí/SC

Preocupado em pagar
ou quando irá receber;
o dinheiro, a circular,
faz muita gente sofrer.
Ary Viotti - Belo Horizonte/MG

Chega pra lá... não aceito!...
Dinheiro é bom... se não sujo!
Corrupção, de qualquer jeito,
é jeito do qual eu fujo!
Carolina Ramos – Santos/SP

O dinheiro move o mundo,
sim, ele tem seu valor,
só dignifica se oriundo
do trabalho, do labor!
Cláudio de Cápua

A mão "estica" o dinheiro.
E o que faz a outra mão?
Ante o maço verdadeiro,
parece-me que diz:- NÃO!!!
Colavite Filho – Santos/SP

Cuidado com a ganância:
"diversidade de bens";
é do apego em abundância
que as inquietações obténs.
Cristina Cacossi - Bragança Pta./SP

Demos um fim à propina
que mancha a nossa nobreza!
Ao lutarmos contra a sina,
recobramos a inteireza!
Dáguima Verônica - Santa Juliana/MG

Se fizessem esse gesto
estampado na legenda,
o dinheiro desonesto
do país, não era renda!
Dalva de Araujo – Santos/SP

Atentai sobre a cobiça
pois, no umbral que ao céu conduz,
bom caráter é premissa
de peso, no acesso à LUZ!!!
Darly O. Barros – São Paulo/SP

A minha mão estendida,
à propina, recusava!
Tantos problemas na vida,
que o dinheiro me tentava!
Delcy Canalles – Porto Alegre/RS

Não quero! Muito obrigado!
Passo longe de agiota.
Sou muito bem controlado
e, além disso,sou patriota!
Diamantino Ferreira – Campos/RJ

Ao fascínio do dinheiro
tão nefanda é a tentação,
que até o homem bom, e inteiro,
titubeia ao dizer...”Não!”
Dorothy Jansson Moretti – Sorocaba/SP

À mão que te oferecer
um dinheiro desonesto,
nega sem se arrepender
pois o futuro é funesto.
Edite Rocha Capelo – Santos/SP

Ele achava que o dinheiro
poderia à paz comprar,
mas, no rico travesseiro,
jamais soube descansar.
Edweine Loureiro – Saitama/Japão

A impunidade estimula
conluios e corrupção.
Quando o dinheiro pulula
são poucos que dizem não.
Eliana Jimenez – Balneário Camboriú/SC

Não me ofereça dinheiro
por um favor que não fiz,
pois ele é mau companheiro
de quem pensa que é feliz!
Flávio Stefani – Porto Alegre/RS

Vender minha consciência?
Pode parar, seu "Peteca" !
Não me tire a paciência...
volte o dólar pra cueca!
Francisco José Pessoa – Fortaleza/CE

Até parece verdade
que diz NÃO à corrupção!
Desdenha a comunidade
se a "bufunfa" molha a mão!
Geraldo Trombin – Americana/SP

Nunca deves receber
esse dinheiro, assim, não,
quem o dá, não pode ser
jamais um amigo irmão!
Gislaine Canales – Porto Alegre/RS

O Brasil quer dar um basta
na cobrança de tributos,
pois governo tudo gasta
em questão de alguns minutos!
Glória Tabet Marson – S. J. dos Campos/ SP

Um país bem resolvido
se afina no resultado,
diferente o corrompido
que deixa um povo lesado.
Íria Belchior – Santos/SP

Infelizmente, o dinheiro
é prazer enganador:
nem sempre chegar primeiro
vai provar o teu valor.
Janske Niemann – Curitiba/PR

Rompe o elo da canalha
e a correção nos ensina,
quem com a mão que trabalha
diz NÃO... e inibe a propina!
Jaime Pina da Silveira - São Paulo/SP 

Onde está a integridade
do comando brasileiro?
Está longe da verdade
e mais perto do dinheiro.
Janske Niemann - Curitiba/PR

Grato, gosto de dinheiro
mas não, não aceito, não.
Eu teria o mundo inteiro
e lama na minha mão.
Jeferson Nunes - Maringá/PR


Negociata de mente
para suposta vantagem
é percorrer velozmente
sua última viagem!
João Batista Xavier Oliveira – Bauru/SP

Eta prática perversa
esta tal de corrupção.
Todo aquele que malversa
merece abominação.
José Kalil Salles – Barbacena/MG

Com seu adeus à propina,
corta o mal pela raiz.
Vira um cidadão que opina,
faz bem agora ao país.
José Marins – Curitiba/PR

Nem toda propina eu pego;
que esta nas mãos não me caia;
só não nota quem é cego,
que é "cédula paraguaia"!
José Ouverney – Pindamonhangaba/SP


Eu nao vou meter a mao
em dinheiro na surdina,
porque ja sei de antemao
que a bufufa e de proprina. 
José Sátiro – Natal/RN

Incitando os empresários
a envolver-se em corrupção,
um  bando de salafrários
envergonha esta Nação.
Leonilda Yvonneti Spina -Londrina/PR

- Por favor, não ouses, não.
Respeita-me, cavalheiro!
Tenho brio e formação;
não me vendo a um embusteiro!
Lisete Johnson – Porto Alegre/RS

Se subornar te faz bem
o suborno me faz mal,
nos meus valores não tem
apego por vil metal.
Luiz Moraes – São José dos Campos/SP

Minha atual concepção:
Grana fácil é cilada,
prelúdio de corrupção,
falcatrua e marmelada.
Madalena Ferrante Pizzatto – Curitiba/SC

Senhor, estás enganado,
não sou quem talvez atinas.
Desculpe o jeito engessado
de não aceitar propinas!
Maryland Faillace – Santos/SP

O dinheiro compra tudo,
só não compra a dignidade,
nem tampouco e sobretudo
a marca da honestidade.
Marina Valente - Bragança Paulista/SP

Quando a refeição termina,
foge a gata, e com razão,
não quer ouvir: “É a propina...
que compra a sua ração...”
Mercedes Lisbôa Sutilo – Santos/SP

Muitos traem os irmãos
por pouco ou muito dinheiro;
é PROPINA a perdição
que corrompe o mundo inteiro!...
Myrthes Masiero – São José dos Campos/SP

Se não  fores ganancioso,
com propinas não mexer,
no teu trabalho auspicioso,
terás orgulho em vencer!
Nadir Giovanelli - São José dos Campos /SP

Não aceito essa propina
 eu prefiro trabalhar...
 pois já sei que a minha sina,
 é mesmo ter que ralar!...
Nair Lopes Rodrigues – Santos/SP

"O dinheiro compra tudo"
é um ditame universal.
Felizmente, ao dinheirudo,
poucos vendem a moral.
Nei Garcez - Curitiba/PR

A diferença eu reparo
nos gestos de cada um:
o da esquerda hoje é raro,
o da direita é comum.
Olympio Coutinho – Belo Horizonte/MG

O dinheiro mal havido
causa dor, desilusão,
mostra caráter bandido,
baixeza, corrupção...
Olga Maria Dias Ferreira – Pelotas/RS

Cena rara de assistir
- milagre ou obra divina! -
é ver alguém resistir
à tentação da propina.
Renato Alves - Rio de Janeiro/RJ

Basta de passar vergonha
perante as outras nações :
- Que o Governo se disponha
a punir os seus ladrões!...
Sônia Ditzel Martelo –Ponta Grossa/PR

Corrupto e prepotente,
tal patrão só traz desgraça;
corrompe o jovem carente,
rouba, mente e ainda acha graça.
Sonia Regina Rocha Rodrigues - Santos/SP

“Recusa” a oferta, baixinho:
− Propina? Não quero, não,
mas aceito um “agradinho”
se não passar de um milhão!
Wanda de Paula Mourthé – Belo Horizonte/MG




Vídeo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário