Bem-aventurados os que sonham. Chama-os Deus poetas.*

sábado, 5 de dezembro de 2015

Homenagem ao grande poeta José Lucas de Barros


Trovas de Zé Lucas publicadas no blog:

Deus, que viagem florida,
em campos tão sedutores!
Como é bom trilhar, na vida,
pelo caminho das flores!

O céu azul de meus sonhos
e as flores da mocidade
lembram-me dias risonhos
na aquarela da saudade!

Felicidade é o lugar
indicado pelo amor...
Lá, quem consegue chegar
é, por certo, um sonhador!

Enquanto a emoção se alteia
sobre as dunas, a rolar,
a vida brinca na areia
ouvindo a canção do mar.

Só é grande trovador
quem beija a mulher querida
como se fosse uma flor
da primavera da vida.

Bandeira de meu país,
louvo a mão de teu pintor!
Quanto me sinto feliz
perante o teu esplendor!

A preguiça dos ponteiros
de meu velho carrilhão
mostra os minutos ronceiros
das noites de solidão!

Duas taças num banquinho,
sem ninguém, têm a igualdade
do cheiro do mesmo vinho,
da dor da mesma saudade!

- Não consigo admitir nada
que a dignidade rejeita,
como a escravidão forçada
ou a escravidão aceita!

Olho o céu de eterno azul,
e como fico feliz,
vendo o Cruzeiro do Sul,
emblema de meu país!

A multidão me põe louco
entre empurrões e zoada...
Sozinho, sou muito pouco;
na multidão, não sou nada!

Quem dera ver o cartaz
do amor virando estandarte
e a linda pomba da paz
aninhada em toda parte!

Entre o cãozinho e a criança
há tão lindo entendimento,
que na estrada da esperança
há, para os dois, um assento!

O homem, com seu desmando,
põe em risco a própria raça
e ninguém sabe até quando
vamos respirar fumaça!

No talhe da pedra dura
lapida o sonho, o escultor...
A trova, fina escultura,
é o sonho do trovador.

Estas cenas nos comovem,
como, na rua, alguém disse:
- Juntas, a energia jovem
e a lentidão da velhice!

O alpinismo é dura prova
que não ficou para mim,
mas, no alpinismo da trova,
escalo alturas sem fim.

Quando a Lua se retrata
com seu encanto invulgar,
traça um caminho de prata
sobre a esmeralda do mar.


De alguém que há pouco passou,
deixando a porta entreaberta,
alguma coisa ficou:
talvez a lembrança incerta!

Vamos lutar como irmãos,
porque, num plano fecundo,
quem tem o mundo nas mãos
domina o peso do mundo.

Como os demais trovadores,
tenho ilusões, toda hora...
São lindas, parecem flores,
mas, num sopro, vão embora!

A liberdade é um tesouro
da mais alta qualidade...
Nem por gaiola de ouro
há quem troque a liberdade!

Toda a natureza é um plano
de vida farta e beleza,
mas o lucro desumano
põe no bolso a natureza!

Eu sou mais poeta quando,
no jogo de altas marés,
fico na praia esperando
que as ondas lavem meus pés.

O beijo, em qualquer instante,
estimula o amor e a vida,
e, sendo um beijo dançante,
faz tudo além da medida.

Um poema se avizinha
do nascimento do sol,
e uma jangada, sozinha,
bebe as cores do arrebol.

Crianças em doce anelo,
fitando, além, o horizonte,
sonham que um dia mais belo
vai nascer por trás do monte!




Nenhum comentário:

Postar um comentário