Bem-aventurados os que sonham. Chama-os Deus poetas.*

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

TROVA-LEGENDA EDIÇÃO ESPECIAL "MINHA TROVA FAVORITA"






Tem muito mais graça a vida
quando a gente tem com quem
repartir bem repartida
a graça que a vida tem.
A. A. de Assis – Maringá/PR

Para você afogar
as mágoas do dia a dia,
não precisa se drogar...
Use a Trovaterapia!
Ademar Macedo - Natal/RN

Na despedida, a tristeza
do pranto falou por nós,
enfatizando  a certeza
de que saudade tem voz.
Adilson Maia – Niteroi/RJ

Minha fonte respeitada,
que eu amava com fervor,
hoje está purificada
junto a Deus Nosso Senhor.
Agostinho Rodrigues – Campos/RJ

Cada momento vivido
na vida que se renova,
às vezes é definido
apenas em uma trova!
Alberto Paco – Maringá/PR

Tal e qual toda laranja
se dá repleta de gomos,
amigo bom sempre arranja
como exaltar o que somos!
Amiton Maciel Monteiro – S. José dos Campos/SP

Levou tanto desta vida...
amigos... e ensinamento
que a passagem nesta lida
foi o mais sereno alento.
Andréa Motta – Curitiba/PR

Te recuerdo cada día
con el amor más profundo,
pues eres la vida mía
y por ti lo grito al mundo
Ángela Desirée Palacios – Venezuela

Na velha casa vazia,
onde entrei, com ansiedade,
só o silêncio respondia
ao chamado da saudade...
Angelica Villela Santos - Taubaté/SP

Nesta distância em que estás
tornas meu hoje tristonho
recorro ao anjo da paz
e te busco no meu sonho.
Antonio Carlos Rodrigues – São Gonçalo/RJ

Quando a lua em plenilúnio
sobre a floresta desmaia,
o mar chora de infortúnio
nos braços mornos da praia.
Antonio Juraci Siqueira – Belém/PA

Na escuridão em que sigo,
no meu passo caracol,
aquele que vai comigo
é meu imenso farol.
Antonio Cabral Filho – Jacarepaguá/RJ

Vou sem rumo, de partida,
nas águas do meu sonhar;
– a jangada é minha vida,
vou remando além do mar.
Ari Santos de Campos - Itajaí/SC

Eu te imploro, por favor,
não insistas neste adeus.
Se não for por meu amor,
fica pelo amor de Deus!
Arlindo Tadeu Hagen – Belo Horizonte/MG

Como é bom o amor, se a gente,
sem limite de emoção,
ama alguém que também sente
pela gente igual paixão!
Arnaldo Ari - Rio de Janeiro/RJ

Por meia hora... uma hora,
beijos e abraços somente...
– Quanto mais longa a demora,
mais gostoso o finalmente!
Bruno P. Torres – Niterói/RJ

Sempre acolho de mãos postas,
e humilde tento aceitar,
o silêncio das respostas
que a vida não sabe dar.
Carolina Ramos – Santos/SP

Ante o talento, me ajoelho...
E o teu talento invulgar,
tanto me serve de espelho
como me serve de altar.
Cláudio de Cápua – Santos/SP

Ouço passos da sacada...
Ansiosa chego ao portão
e vejo em minha calçada
o final da solidão!
Clenir Neves Ribeiro – Brisbane/Austrália

Se onze apenas eu te mando,
- e isto escreve no bilhete -
és a rosa completando
a dúzia do ramalhete!
Colavite Filho – Santos/SP

Hoje a vitória te alcança...
Cuidado ao virar a mesa;
a vida é eterna cobrança
num mercado de surpresa.
Conceição Parreiras Abritta – Belo Horizonte/MG

Quando contemplo o infinito,
parece longe, distante...
Mas, querido, quando o fito,
infinito é esse instante!
Cristina Cacossi - Bragança Paulista/SP

Pela janela fechada,
não sei como aqui entrou
toda a saudade passada
que o teu amor me deixou.
Cynira Antunes de Moura – Santos/SP

Quem leva a vida no amor,
dos sonhos nunca se cansa
que o mundo só perde a cor
quando se perde a esperança.
Dáguima Verônica – Santa Juliana/MG

Meu perdão foi em tributo
a uma lágrima suspensa:
– um detalhe diminuto
mas que fez a diferença...
Darly O. Barros – São Paulo/SP

Insônia, tu  me  consolas
nestas noites de invernia,
pois deitas comigo e rolas
na  minha  cama  vazia!
    Delcy Canalles – Porto Alegre/RS

A minha grande alvorada
será eterna... eu suponho:
– Se um sonho não der em nada
eu troco por outro sonho!
Dilva Moraes – Nova Friburgo/RJ

Melhor o mundo seria
de harmonia e de união,
se nascesse a cada dia
o Cristo em cada cristão.
Djalma Mota – Caicó/RN

Se, um dia, a luz da vitória
der-lhe os brilhos merecidos,
não faça de sua glória
uma sombra nos vencidos.
Dodora Galinari – Belo Horizonte/MG

Brigamos, mas a tormenta
em instantes se desfaz;
um grande amor sempre inventa
um arco-iris de paz!...
Domitilla Borges Beltrame – São Paulo/SP

Do que agitou nossas almas
restam sonhos calcinados,
cingindo as crateras calmas
de dois vulcões apagados.
Dorothy Jansson Moretti – Sorocaba/SP

Por mais que a vida se oponha,
traze os sonhos junto a ti,
porque aos olhos de quem sonha
o infinito... é logo ali.
Edmar Japiassú Maia – Nova Friburgo/RJ

Os teus sonhos reluzentes
de ternura e emoção,
são como enredos fluentes
pescando nossa emoção.
Efigenia Coutinho – Balneário Camboriú/SC

Anoitece... E abrindo o trinco
as estrelas caridosas
cobrem barracos de zinco
de mentiras luminosas.
Elen de Novais Felix – Niteroi/RJ

Vejo no espaço infinito
e em cada constelação
nosso amor nos céus inscrito
como obra da criação.
Eliana Jimenez – Balneário Camboriú/SC

A bela flor de papel
que tu me deste outro dia,
foi tão perfeita e fiel
que o cheiro dela eu sentia...!
Eva Yanni Garcia – Caicó/RN

Só se salva de verdade,
nesta enchente de amargor,
quem faz da fraternidade
o seu barco salvador!
Flávio Stefani – Porto Alegre/RS

Os meus amigos são tantos
de uma bondade sem fim,
que não preciso ter prantos
pois eles choram por mim!
Francisco José Pessoa – Fortaleza/CE

Vivemos juntos, mas sós.
Nossa solidão, somada,
fez de ti, de mim, de nós,
a soma triste do nada!
Gislaine Canales – Balneário Camboriú/SC

Meu coração não te esquece
refém de insones rotinas...
Ah, se a manhã te trouxesse
quando eu abrisse as cortinas!...
Gilvan Carneiro da Silva – São Gonçalo/RJ

Se és veloz no pensamento,
no trânsito sê prudente.
Use o cinto fique atento,
 mostre que és inteligente.
Gledis Tissot – Balneário Camboriú/SC

Sinto-me mais brasileira,
com minha alma enaltecida,
ao ver em terra estrangeira
a nossa Bandeira erguida!
Glória Tabet Marson – S. J. dos Campos/ SP

Parabéns não é bastante,
em dobro é o que mais convém
dar-te o céu, mas neste instante
ainda é pouco também.
Haroldo Lyra – Fortaleza/CE

Minha mulher, minha amada,
tanto me envolve e seduz...
- se ela for crucificada
eu quero ser sua cruz!
Héron Patrício – São Paulo - SP

Seu “talvez” que me iludia,
falemos bem a verdade,
hoje inspira a melodia
dos meus versos de saudade.
Isaac Jordão – Caicó/RN

Longe de pranto e de dores,
o nosso amor sem cobranças
tem um perfume de flores
como o de duas crianças.
Janske Niemann – Curitiba/PR

E assim, por amar-te tanto,
minha alegria persiste
em transformar-se no pranto
e ser alegre ao ser triste...
 J. B. Xavier – São Paulo/SP

Numa espera doce e mansa,
qual zelosa tecelã,
bordo rendas de esperança
para enfeitar o amanhã.
Jeanette De Cnop – Maringá/PR

Com meus sonhos mais singelos,
embalados na esperança,
venho erguendo meus castelos
desde os tempos de criança.
Jessé Nascimento - Angra dos Reis/RJ

A candeia se extinguia
aumentando a solidão
naquela rede vazia
onde está meu coração.
Jesy Bueno Alves – Rio de Janeiro/RJ

Não há sorriso que emplaque
na comédia dessa vida,
se na ironia da claque
qualquer verdade é escondida.
João Batista Xavier Oliveira – Bauru/SP

Deu-me a sorte com descaso,
no banquete deste mundo,
alegria em prato raso
e tristeza em prato fundo...
José Fabiano – Belo Horizonte/MG

Cultivemos o jardim
do amor, com perseverança,
para que seja o estopim
de um futuro de esperança.
José Feldman ­– Maringá/PR

Ao voltar, com muito amor,
ao campo que já foi meu,
bebi no cálix da flor
o mel que a abelha esqueceu.
José Lucas de Barros – Natal/RN

Oh, minha trova querida,
que com carinho criei,
não digo “esta é a preferida”,
nem a quem a dediquei.
José Marins – Curitiba/PR

O tempo passa depressa
mas, quem diz que eu envelheço?
– cada olhar é uma promessa!
– cada espera... um recomeço!
José Ouverney – Pindamonhangaba/SP

En la sangre corre vida
en la mente inspiración
en el alma dolorida
está ausente la canción.
Libia Beatriz Carciofetti - Argentina

Meu desejo percorreu
teu corpo como compasso,
circulando o que é tão meu,
na geometria do abraço.
Lisete Johnson – Porto Alegre/RS

Apesar de meu soluço
todo o corpo sacudir,
sobre a tristeza debruço
a coragem de sorrir.
Lóla Prata – Bragança Paulista/SP

Dias felizes, ligeiro
o tempo, as horas marcou...
E aquele amor verdadeiro,
foi morrendo e se acabou...
Lora Saliba – São José dos Campos/SP

Eu tenho perseverança
e à tristeza me anteponho:
garimpeiro da esperança,
sempre vivi do meu sonho.
Luiz Carlos Abritta – Belo Horizonte/MG

Puseste-me na clausura!
E hoje, em sonhos sem sentido,
eu me alimento da jura
que murmuras noutro ouvido.
Manoel Cavacante – Pau dos Ferros/RN

Por te amar tanto, é que a vida,
embora dure um segundo,
possui o espaço e a medida
das horas todas do mundo...!
Mara Melinni – Caicó/RN

Iluminando meu ser,
o teu sorriso comprova,
que a cada alvo amanhecer
o meu amor se renova.
Maria Luiza Walendowsky – Brusque/SC

Por mais simples, mais modesta,
que nos possa parecer,
a vida é sempre uma festa
para quem sabe viver!
Maria Madalena Ferreira – Magé/RJ

No momento em que partiste
pranteei minha viuvez.
Foi o trajeto mais triste
que uma lágrima já fez!...
Maria Nascimento S. Carvalho – Rio de Janeiro/RJ

Sonho um mundo colorido,
flores perfumando a estrada,
sem um ai, sem um gemido
de criança abandonada.
Marina Valente - Bragança Paulista/SP

O tamanho do universo
não cabe em minha janela,
mas entra em pequeno verso,
quando estou de sentinela.
Mário A. J. Zamataro – Curitiba/PR

Setenta vezes o sete,
diz o Princípio Sagrado.
O perdão que se repete,
faz-me também perdoado!
Maryland Faillace – Santos/SP

Tenho, por certo, em verdade,
bem vivo, embora pungente,
que a mais pungente saudade
é aquela de alguém... presente.
Mauricio Norberto Friedrich – Curitiba/PR

Eu busquei felicidade,
naveguei mares de dor,
encontrei-a de verdade
nos braços do meus amor...
Meire Carla de Fabiano - Belo Horizonte/MG

Meus sonhos não são modelos,
alguns me fazem chorar...
Mas não tenho pesadelos:
pesadelo é não sonhar.
Milton Souza – Porto Alegre/RS

Amizade é sol que aquece
aonde quer que se vá;
nem sempre o sol aparece,
mas se sabe que está lá...
Myrthes Masiero – São José dos Campos/SP

Dedilhar de um violão
sobre esse "Abismo de Rosas",
trovadora da emoção,
sofro torturas saudosas...
Nadir Giovanelli - São José dos Campos /SP

Minhtrova preferida,
que me dá muito prazer,
e que a busco pela vida,
sempre está para nascer!
Nei Garcez – Curitiba/PR

Estou aqui de passagem
neste mundo de ilusões;
com fé, amor e coragem
vou vencendo as tentações.
Neiva de Souza Fernandes – Campos/RJ

Saudades da meninice
eu sinto, sempre que vejo
meus netos em peraltice,
e, não tem jeito: marejo!
Nemésio Prata – Fortaleza/CE

Perdão é a esponja macia
que se passa numa ofensa
por se crer na luz do dia
contra a noite da descrença.
Nilton Manoel - Ribeirão Preto/SP

Se nada é assim tão lindo
do jeito  que foi sonhado,
que tudo seja bem-vindo...
e vindo, que seja amado.
Olga Agulhon – Maringá/PR

Eu creio na honestidade,
na justiça clara e reta,
no fim da desigualdade...
Não sou louco... eu sou poeta.
Olympio Coutinho – Belo Horizonte/MG

Ó meu doce canarinho,
abre as asas contra o vento
e leva, pelo caminho,
nas asas, meu pensamento...
Olga Maria Dias Ferreira – Pelotas/RS

Um refúgio no sertão,
forradinho de luar...
– É ali que o meu coração
junto ao teu quer se aninhar!
Osvaldo Reis – Maringá-PR

A trova que sintetiza
em seus versos a poesia
é fonte que se eterniza
jorrando sabedoria.
Pedro Grilo – Natal/RN

Se a Vida, em seus embaraços,
faz minha vida ser triste,
busco prazer em teus braços...
...e esqueço que a Vida existe!
Pedro Mello – São Paulo/SP

Pelas manhãs vou buscando
minha esperança perdida...
Há sempre um sonho vagando
nas alvoradas da vida!
Prof. Garcia – Caicó/RN

Ao repensar minha história,
encontrei com emoção,
por trás de cada vitória,
um mestre no coração.
Renato Alves – Rio de Janeiro/RJ

Sou rio, minha querida,
correndo para o seu mar
para adoçar sua vida
sem pena de me salgar.
Roberto Pinheiro Acruche – S. F.  do Itabapoana/RJ

Eu, da saudade me farto,
vencendo a insônia risonho,
quando apago a luz do quarto
e acendo a luz do meu sonho!
Rodolpho Abbud – Nova Friburgo/RJ

Desejando muitos anos
de existência bem vivida,
esquivo-me dos enganos
surfando as ondas da vida!...    
Ruth Farah Nacif Lutterback - Cantagalo/RJ

Mesmo tendo a vida fútil
trato dela qual um templo;
não sou por completo inútil
pois sirvo ao menos de exemplo.
Secel Barcos – Cambridge/Canadá

O vento leve do estio
espalha as folhas sem dono;
e a terra, fofa, no cio,
se entrega aos braços do outono!
Selma Patti Spinelli – São Paulo - SP

A Trova é tão pequenina
mas quanta beleza encerra ;
feliz de quem tem a sina
de espalhá-la pela Terra!
Sônia Ditzel Martelo – Ponta Grossa/PR

Bravura é viver sorrindo
embora seja evidente
que a vida é dor insistindo
em ser mais forte que a gente.
Thalma Tavares – São Simão/SP

Quando pediste o retrato,
onde dizes "Sempre teu"
eu percebi que, de fato,
nem o retrato... era meu!
Therezinha Dieguez Brisolla – São Paulo/SP

O mendigo solitário,
perambula pela rua.
Ao redor só o cenário
de uma imensa e fria lua.
Vanda Alves da Silva – Curitiba/PR

Somos heróis, sem medalhas,
vencendo, com valentia,
as anônimas batalhas,
na luta de cada dia.
Vanda Fagundes Queiroz – Curitiba/PR

Um amigo com valor
e que amizade nos tem,
vem primeiro à nossa dor
só depois à dor que tem.
Victor Batista – Barreiro/Portugal

Diz a criança ao adulto:
– Protege-me contra o mal!...
E jamais serei o insulto
de um infeliz marginal".
Wagner Marques Lopes - Pedro Leopoldo/MG

Retornas a casa e, em cores,
ao pressentir os teus passos,
nosso jardim se abre em flores,
e abertos já estão meus braços!
Wanda de Paula Mourthé – Belo Horizonte/MG

No lençol, que era perfeito,
entre os "motivos florais",
o tempo foi sem respeito
bordando "saudade" a mais.
Wandira Fagundes Queiroz – Curitiba/PR

Depois do amor a leveza,
feliz por corresponder,
no teu sorriso a certeza...
voltarás a me querer.
Wellington Freitas – Caicó/RN



Agradeço aos trovadores pela amizade, carinho e participação durante este primeiro ano da Trova-legenda.
Eliana Jimenez

Todas as trovas recebidas foram publicadas, 
em caso de omissão ou correção, entre em contato.

Video:

Nenhum comentário:

Postar um comentário