Bem-aventurados os que sonham. Chama-os Deus poetas.*

quinta-feira, 11 de abril de 2013

TROVA-LEGENDA DA JANELA DO AVIÃO




Brincante como um garoto,
planas no espaço sem fim...
– Só o poeta, irmão piloto,
consegue voar assim!
A. A. de Assis – Maringá/PR

Da janela do avião
olhando as nuvens branquinhas,
sinto a grata sensação
de tuas mãos junto às minhas!
Alberto Paco – Maringá/PR

A bela imagem nos traz
ilusão que nos aterra:
De longe um ninho de paz,
de perto, um campo de guerra.
Antonio Juraci Siqueira – Belém/PA

Paixão, doação, entrega,
cada um sabe da sua;
ninguém vê como se apega,
mas vai pro mundo da lua.
Antonio Cabral Filho – Jacarepaguá/RJ

O céu perdeu seu limite,
o mundo ficou pequeno
e o homem tem apetite
do legado extraterreno.
Ari Santos de Campos - Itajaí/SC

Sobrevoando Cabul,
lá no Afeganistão,
vejo um céu todinho azul,
e uma saudade... do chão.
Ary Viotti - Belo Horizonte/MG

O avião quando decola,
solta as crinas do corcel
e a própria morte extrapola
num treinamento no céu.
Ayda Bochi Brum – Santiago/RS

Se em sonhos nuvens transponho,
uma verdade me aterra:
- a Terra é de Deus o Sonho
 que se esvai em cada guerra!
Carolina Ramos – Santos/SP

Cada nuvem que transponho
ao teu lado, o mais bonito
é ver que o azul do meu sonho
é mais azul que o infinito!
Clenir Neves Ribeiro – Austrália

De posse de uma paleta,
Deus, com pincel na mão,
no azul do céu, sem luneta,
pintou nuvens de algodão !
Colavite Filho – Santos/SP

Nesse meu voo colorido
sinto uma leveza n'alma ...
Pairo, pois, estarrecido
voejando nessa calma ...
Cristina Cacossi - Bragança Paulista/SP

Da janela do avião
eu não posso  ver a Terra.
Reina a paz no coração...
Não há tristeza nem guerra.
Dáguima Verônica – Santa Juliana/MG

O céu e mar em harmonia
confundem-se em suas cores;
a aeronave em sintonia
como em suaves louvores.
Dalva de Araujo – Santos/SP

Alvorada, cortinado
que o céu, aos poucos, descerra,
para que o fogo sagrado
do sol, ilumine a Terra...
Darly O. Barros – São Paulo/SP

O avião, cortando os ares,
risca o céu de sul ao norte,
e  o  temor me traz pesares,
e eu sofro o medo da morte!
Delcy Canalles – Porto Alegre/RS

Voando a grande altitude,
pela casa das procelas,
em reverente atitude
para ver coisas tão belas!
Diamantino Ferreira – Campos/RJ

 “A Terra é azul!!!” Lá da altura
não se percebe a incoerência,
camuflada a cor escura
das guerras, droga e violência.
Dorothy Jansson Moretti – Sorocaba/SP

Tua voz maravilhosa
vai me levando pra lua.
Já cheguei na nebulosa,
querendo ser toda tua.
Edite Rocha Capelo – Santos/SP

Da janela do avião
aos receios dei um fim;
Deus está na imensidão
e também dentro de mim.
Eliana Jimenez – Balneário Camboriú/SC

Por sobre as águas do mar,
ou sobre as terras da Terra,
um avião vem lançar
bombas de Amor contra a guerra.
Elisabete Aguiar - Mangualde/Portugal

Olhar perdido no céu,
fico um tempo a meditar:
o que há atrás desse véu
azul que nos faz sonhar?
Geraldo Trombin – Americana/SP

Do avião, cortando os ares,
divulgo uma linda imagem,
o ondulado azul dos mares:
mar e céu, bela paisagem!
Gislaine Canales – Balneário Camboriú/SC

Voando a primeira vez,
por entre nuvens passei;
quem sabe um dia, talvez...
estrelas contemplarei.
Glória Tabet Marson – S. J. dos Campos/ SP

Da janela do avião
deslizo o olhar pelo espaço.
Entre flocos de algodão
revivo sonhos... Renasço.
Heloisa Crespo – Campos dos Goytacazes/RJ

Deus! Que beleza me deste!
- Penso que ela é toda minha -
mas no espaço azul celeste,
sou só uma nuvenzinha.
Janske Niemann – Curitiba/PR

No meu sonho mais profundo,
em pensamentos imerso,
eu fui além do meu mundo,
viajei pelo universo.
Jessé Nascimento - Angra dos Reis/RJ

De um meigo olhar que a penumbra
do infinito não alcança
com divina fé vislumbra
sempre o azul da esperança.
João Batista Xavier Oliveira – Bauru/SP

Nuvens em gotas prateadas
a bordar o céu de anil
é certeza confirmada
de um amor muito gentil.
José Kalil Salles – Barbacena/MG

Para contemplar o outono,
veja o céu azul profundo.
E só depois, perca o sono
com a Lua sobre o mundo.
José Marins – Curitiba/PR

Olhando, assim, de relance,
não consigo vislumbrar...
Fora está do meu alcance,
distinguir o céu do mar!
Lisete Johnson – Porto Alegre/RS

Despliegas las alas, subes
acortando las distancias
Volando sobre las nubes
con tu sutil elegancia.
Maria Cristina Fervier – Argentina

A tela que ora vejo
é com certeza uma lenda...
É um faz de conta, um desejo
transcrito em trova legenda!
Maryland Faillace – Santos/SP

Sobre as vagas do oceano,
voando num céu de anil,
sinto alegria e me ufano
de estar voltando ao Brasil!
Marina Valente - Bragança Paulista/SP

Belo dia. Um pleno azul
espalha meu pensamento...
Contra o frio vento sul,
no teu sonho eu me acalento.
Mário A. J. Zamataro – Curitiba/PR

Meu corpo leve flutua
quando me dás um abraço;
sinto o sol e vejo a lua
neste céu que é o teu regaço.
Mercedes Lisbôa Sutilo – Santos/SP

Eu vi  voando  tão alto,
céu mesclado de algodão;
palpitando em sobressalto,
bateu forte o  coração.
Nadir Giovanelli - São José dos Campos /SP

Deslizando pelos ares
em um passeio de avião,
eu vislumbro lindos mares
e um céu azul de ilusão...
Nair Lopes Rodrigues- Santos/SP

Com motor da inteligência,
entre o céu, a Terra e o mar,
mais as asas da ciência,
o homem voa sem parar!
Nei Garcez - Curitiba/PR

Vendo a imensidão do mar
pensei cá, com meus botões:
se esta turbina falhar
tem "janta" pros tubarões!
Nemésio Prata – Fortaleza/CE

Creio que quem olha a Terra
sob o azul e branco manto
não acredita que a guerra
possa tingi-la de pranto.
Olympio Coutinho – Belo Horizonte/MG

Deus - pintor da natureza,
usando a tinta mais viva:
pinta o céu, de azul-turquesa
e os mares, de verde-oliva!
Prof. Garcia – Caicó/RN

Da janela do avião,
eu vejo, em plena harmonia,
a completa integração:
Deus com a tecnologia!
Renato Alves - Rio de Janeiro/RJ

Jamais pensei em voar.
Ao adágio dou razão
(reconheço o meu lugar):
"Poleiro de pato é no chão"!...
Ruth Farah Nacif Lutterback - Cantagalo/RJ

Vou, num céu azul voando,
levando meu talismã...
E o sonho vai formatando
o destino do amanhã...
Vanda Alves da Silva – Curitiba/PR

O homem domina o motor,
alcança espaços e alturas,
mas Deus é o Sumo Criador...
e nós, pequenas criaturas.
Vanda Fagundes Queiroz – Curitiba/PR

O homem vai, sem detença -
rompe os ares, vence espaços!...
A esperança é que ele vença
o desamor em seus passos.
Wagner Marques Lopes - Pedro Leopoldo/MG

Para mim nuvens correndo,
brincando de déu em déu,
parecem anjos tecendo
gotas de chuva no céu.
Wandira Fagundes Queiroz – Curitiba/PR

Notável poder celeste,
harmonioso e bonito,
mostrando as cores da veste
das coisas deste infinito.
Wellington Freitas – Caicó/RN


Vídeo:

A Trova-legenda tem por objetivo a confraternização de poetas e trovadores. Caso a trova não atenda aos requisitos de métrica e rima o trovador é informado. Se sua trova não está na publicação, provavelmente não foi recebida. Nesse caso, entre em contato para que seja feita a inclusão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário