Bem-aventurados os que sonham. Chama-os Deus poetas.*

Surgimento da Trova-legenda

A ideia da publicação de uma imagem no blog para instigar a imaginação dos trovadores surgiu por acaso.
Fiz uma trova alusiva à foto de uma passarinha abrigando seus filhotes sob as asas e percebi que a trova não tinha existência própria, que precisava da imagem para ser compreendida.
Em seguida, comecei a procurar trovas para imagens, mas nem sempre se encaixavam perfeitamente, além de consistir em um grande trabalho de pesquisa.
Surgiu então a ideia de fazer o contrário: publicar a imagem e convidar os trovadores para enviarem uma trova que funcionasse como legenda.
Na edição de estreia, em 21 de outubro de 2011, tive o apoio de grandes mestres e divulgadores do movimento trovadoresco, como A. A. de Assis, Ademar Macedo, José Feldman, José Ouverney e Prof. Garcia. Logo em seguida, importantes nomes da trova aderiram ao blog como Carolina Ramos, Darly O. Barros, José Fabiano, entre outros. Esse suporte dos trovadores consagrados foi sempre crescente e fundamental para que a ideia se propagasse.
Após esse primeiro ano de existência da Trova-legenda, o blog consolidou-se, tendo até obtido reconhecimento da UBT de São Paulo. Conta com uma média de 45 trovas por edição. A cada 10 dias uma nova imagem é publicada, sempre tentando desafiar a imaginação e a habilidade dos trovadores.
Como não é concurso, todas as trovas que atendam aos requisitos de métrica e rima são publicadas e com isso o blog está cumprindo uma importante missão, que é cativar e trazer novos admiradores para o movimento trovadoresco.
A trova tem esse poder, como dizia Luiz Otávio, de nos tomar por inteiro e abrir o coração para abrigar tantos irmãos queridos e iluminados, de romper fronteiras, e ainda preencher nossos momentos com a chama da inspiração. 
O endereço do blog é: http://poesiaemtrovas.blogspot.com.br/ e estão todos convidados a participar.
Eliana Ruiz Jimenez
Publicada no Boletim Nacional

Nov/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário