Bem-aventurados os que sonham. Chama-os Deus poetas.*

Do mimeógrafo ao Facebook


Como sabemos, o marco inicial do movimento trovadoresco no Brasil foi o lançamento do livro “Meus irmãos os trovadores”, em 1956, por Luiz Otávio.
Desde então, o culto da trova e seus seguidores tiveram como pano de fundo inúmeras alterações políticas e culturais que vão da mudança do papel da mulher na sociedade ao surgimento e disseminação da tecnologia, que hoje encontra o seu auge no uso do celular com acesso à internet e na explosão das redes sociais.
Do mimeógrafo que Luiz Otávio utilizava para enviar correspondência a todos os trovadores, passamos hoje para a informação imediata. Essa agilidade é muito bem-vinda em nosso movimento. Temos notícias dos irmãos trovadores diariamente, recebemos boletins, revistas virtuais, publicamos trovas formatadas com imagens, homenagens, além do acesso a editais de concursos e seus resultados. Tudo está disponível com poucos cliques.
De 30/05 a 01/06/2014 foi realizada a festa de entrega dos prêmios dos LV Jogos Florais de Nova Friburgo.
Inúmeras fotos do evento foram disponibilizadas por Jorge Plácido no Facebook. Pudemos compartilhar, em tempo real, todos os acontecimentos desse tradicional e esperado encontro: a emoção de Carolina Ramos, o carinho a Rodolpho Abbud e a presença de tantos amigos vindos de norte a sul, como José Lucas de Barros, prof. Garcia, Manoel Cavalcante, do Rio Grande do Norte; Therezinha Brisolla vinda do Rio Grande do Sul; a presidente nacional Domitilla Borges Beltrame, entre vários de São Paulo; Arlindo Tadeu Hagen, de Minas Gerais; Maria Nascimento e Maria Madalena, do Rio de Janeiro, os quais confraternizaram com os competentes organizadores Elizabeth Souza Cruz, Dilva Moraes e Edmar Japiassu Maia. Uma beleza de encontro festivo.
A internet veio para ajudar a unir e perpetuar o movimento trovadoresco, sem a menor dúvida. Só há um “porém” nessa história: ao ver as fotos da festa, bateu uma forte saudade e uma enorme vontade de reencontrar esses amigos queridos...
O movimento trovadoresco passou do cheirinho de álcool do mimeógrafo à cobertura em tempo real de uma premiação. Luiz Otávio, com certeza, aplaudiria a tecnologia sendo usada a serviço da trova.

Pelo tamanho não deves
medir valor de ninguém;
sendo quatro versos breves,
como a trova nos faz bem!
Luiz Otávio


Eliana Ruiz Jimenez de Balneário Camboriú

Nenhum comentário:

Postar um comentário